Um pouco de inspiração num dia nublado me levou a fazer um canelone de espinafre com nozes, uvas passas e molho de queijo.
O molho
O molho, é o conhecido molho branco (molho bechamel), acrescido de queijo parmesão.
Duas colheres de sopa de manteiga, duas colheres sopa de farinha de trigo, misture e cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo se parar. Junte três xícaras de leite e continue misturando até engrossar, ficando aveludado. Junte uns 100 g de queijo parmesão, sal, pimenta do reino e um pouquinho de noz moscada ralada na hora.
O recheio
Refogue bem em uma frigideira: azeite, as folhas de espinafre (sem os talos) picadas, meia cebola, três dentes de alho, sal e pimenta do reino. Quando estiver bem refogado e murcho, desligue o fogo e junte meio pote de creme de ricota, nozes picadas e uvas passas (embebidas por umas duas horas em rum).
A massa:
Para facilitar a tarefa usei uma massa fresca pronta para lasanha que está a venda em supermercados. Poderia ter feito do zero, mas aí precisaria de um fim de semana. Cada folha de massa foi usada para fazer um canelone.
A montagem:
Coloque a folha de massa aberta, cubra com fatias de mussarela e uma porção do recheio. Enrole formando um tubo de canelone e reserve.
Em refratário coloque no fundo dois terços do molho, acomode os canelones, distribua o restante do molho sobre os canelones e cubra com parmesão ralado.
Leve ao forno 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até ficar gratinado.
Pronto!
É só servir. Cuidado que está muuuuuito quente.