segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

LUA DIGITAL REAL

foto de Gilberto Azevedo

Crônica Digital Crônica

Você já havia pensado em quantas tecnologias 

usa em seu dia-a-dia?

- Quais tecnologias usou hoje? Quais mídias?
 - Como as novas mídias interativas influenciam 

nosso dia-a-dia? 

Me fazer parar para pensar na quantidade e diversidade de tecnologias e mídias que convivo no dia a dia é o mesmo que pensar na minha vida como um todo.

Do acordar por intermédio de uma música clássica vinda de um rádio-relógio que, antes mesmo de me ter desperto, já fornece as primeiras impressões do dia me acompanhando durante o banho e em seguida substituída, durante o café, pelo telejornal.  

No trajeto de casa ao trabalho um artigo de uma revista ou jornal que foi separado para esse período no ônibus e em seguida no metrô e tudo começa a acelerar.

Elevador acima, um rápido comentário com o ascensorista e outros passageiros sobre as questões mais curiosas e relevantes desde o nosso encontro do dia anterior.

A segunda xícara de café, desta vez puro, é simultânea a uma rápida olhada pelos e-mails.

O primeiro telefonema não esperou completar dez minutos no setor. Consultas são necessárias e feitas ao banco de dados "on-line" que desatualizado frustra a primeira tarefa do dia que será completada assim que a informação completa seja disponibilizada.

A lista de discussão do Yahoo, dezenas de novas mensagens de ontem para hoje! As pessoas não dormem mais? Ler todas impossível... Vamos por temas e prioridades...

O messenger pulula de seres virtuais que demandam atenção. Junto com as chefias que cruzam as portas de vidro em busca de mais uma xícara de café e das respostas as solicitações feitas através de um daqueles inúmeros "post-it" que enfeitam as bordas do monitor do meu computador.

Uma rápida olhada pela janela, a visão da baia da Guanabara, as barcas atravessando preguiçosamente o espelho d`agua me dá a esperança que haverá tempo para tudo.

Um...dois...três...quatro aviões aterrizam e partem urgentes do aeroporto e me trazem ao meu problema inicial, o banco de dados incompleto. O Messenger...!!! Lá está quem tem a resposta... Peço, imploro, rogo... urgente... pra ontem... antes do almoço.

 Bom dia... poderia receber aqui? Diz o funcionário me acenando com o Diário Oficial na mão. De um só movimento assino a guia e dou uma vista d`olhos nas páginas 1, 2 e 3 para saber se alguma coisa aconteceu ontem que mudará a minha vida hoje.

Escolas reformadas, obras inauguradas, projetos lançados, tudo igual.

Enfim a resposta a primeira pergunta já encontra-se lançada... e ato contínuo informada a chefia atarefada.

Tarefa dois, três, quatro... informar... ratificar... retificar...

Vamos almoçar, ouço ao longe, vindo bem ao lado. Isso significa reunião com a chefia no restaurante no outro lado da rua. Elevador abaixo, outro ascensorista e os mesmos comentários de outras pessoas. Na passagem uma banca de jornal e a última edição da PC LINUX com a resposta ao problema que já tinha resolvido na semana passada. Compro essa na expectativa que tenha a resposta ao meu problema de amanhã.

Carne ou massa? Um franguinho para acompanhar o telejornal da tarde que relata o encontro dos presidentes e a urgência do mais novo projeto da Secretaria que apesar de ainda não ter sido lançado, já está atrasado.

Coca-cola... néctar dos deuses... com gelo e sem limão... Conta por favor. Cartão de débito que é mais rápido e seguro. Não exige troco e escapa da gorjeta. Já que estamos no InfoShopping, na passagem, pode-se procurar aquela interface wireless usb. Trezentos... duzentos... cento e oitenta... cento e quarenta... comprado... com cartão de débito, que é seguro e não exige troco.

O relógio digital deve estar louco! Três da tarde! Não é possível! Outro relógio confirma a hora de verão. Um café para reanimar e o celular vibra no bolso. Várias pessoas estão a esperar a resposta para as perguntas que eu ainda desconheço. Todos os casos adiados por falta de encaminhamento adequado.

Vamos vigésimo nono andar. Amanhã temos transmissão da TV Interativa, a câmera nova deve ser instalada e testada, a mesa de edição deve ser importada e o fornecedor contactado.

Os PPTs dos palestrantes não chegaram ainda!  As senhas de acesso estão sendo geradas e enviadas por fax, email e telefone. Os links estão sendo testados e o resultado não agrada. Está tudo irregular. Em cima da mesa a rede sem fio espera por uma brecha nos compromissos para ser implantada e ainda tem o curso de Mídias para acessar. Os textos foram lidos. Computador, um contra outro a favor. Celular a vibrar e um processo para despachar. Mais informações para prestar, planilhas gerar, tabelar, tabular, digitar, gravar, imprimir, despachar. Não há tempo para mais nada. O Último Segundo informa que chove sobre a cidade e pontos alagados justificam a imobilidade das luzes que vejo sobre o asfalto, da minha janela.

Voltando ao Mídias na Educação. Fim do prazo. Tarefa 1, tarefa 2, tarefa 3, tarefa 4.

Você já havia pensado em quantas tecnologias usa em seu dia-a-dia?

Quais tecnologias usou hoje?

Quais mídias? –

Como as novas mídias interativas influenciam nosso dia-a-dia?

Será?!

Quantas?

Quais?

 Digitar... Formatar... salvar... enfim... enviar. 

Gilberto Azevedo

Um verão na fronteira do século XXI