terça-feira, 18 de agosto de 2009

NÃO TEREMOS DUAS LUAS NO CÉU EM AGOSTO

NÃO TEREMOS DUAS LUAS NO CÉU EM AGOSTO

Depois de receber trucentas mensagens informando que no dia 23 de agosto teriamos "duas luas no céu" pela aproximação do planeta Marte e, por duvidar que tal fosse real sem que causasse catastrofes naturais de magnitudes extremas resolvi escrever para quem entende do riscado.
A resposta é tão esclarecedora que resolvi colocar a mensagem na íntegra.
"Oi Gilberto,
Também já recebi este mesmo e-mail umas 3 vezes. Uma grande baboseira...
Todos os anos, fala-se que o planeta Marte será visto no céu do tamanho da Lua cheia, no dia 27/08. Isso é um hoax!
Se Marte ficasse próximo da Terra o bastante para ser visto do tamanho aproximado de uma Lua cheia, seria o fim da humanidade, pois os efeitos de maré oriundos dessa aproximação seriam devastadores. Teríamos maremotos, terremotos e furacões como nunca vistos em toda a história da Terra.

No dia 27/08/2003, houve realmente a maior aproximação do planeta Marte em relação à Terra e ele ficou com magnitude -2.30, quase com o tamanho aparente do planeta Júpiter, que tem magnitude -2,42. A Lua tem magnitude -11,69, portanto faltam muitos pontos em magnitude para se chegar a esse tamanho.
Foi assim que Marte foi visto em 27/08/2003 em comparação com a Lua.
Neste mês (agosto de 2009). Marte estará sendo visto somente a partir das 3h da manhã, na constelação de Touro, com magnitude +1,17, portanto, menos brilhante que a estrela Antares, principal estrela da constelação do Escorpião (que tem magnitude +1,05) e cujo nome é oriundo da Mitologia Greco-Romana e quer dizer "Rival de Marte".
Abraços!
Marcos Valério Mataratzis
Notas do Editor:

O autor da mensagem Marcos Valério Mataratizis é graduado pela UFRJ e pós graduado pela UERJ em Química, foi professor do CECIERJ - Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, atualmente é professor do tradicional Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, membro do grupo NGC-51, ex-diretor de observações do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, é astrofotógrafo e mantém o site