quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tablet xingling que coube no bolso e está resolvendo o dia a dia - 3ª parte - Examinando a área de trabalho e o sistema operacional Android

Tablet Chinês Android
Examinando a área de trabalho e o sistema operacional Android

Agora passaremos a operação do tablet e, por conseqüência, conhecer o sistema operacional Android 2.2, instalado, e alguns aplicativos.


Ao ligar o tablet o sistema inicia-se até o ponto da tela de entrada.  Pode-se observar vários ícones na parte superior da tela, data e hora atualizadas e um “botão” com a imagem de um cadeado.
Nada funcionará até que se destrave o equipamento pressionando sobre a imagem do cadeado e deslizando até o alto da tela, quando será apresentada a área de trabalho principal.



Na área de trabalho principal encontramos vários ícones relativos a aplicativos que já vieram pré-instalados e que foram instalados posteriormente.  Por uma questão de didática vamos dividir a tela em setores.
Setor inferior
Encontramos uma barra com cinco ícones distribuídos da seguinte forma, da esquerda para a direita: acionamento da rede wifi, acionamento da rede bluetooth, acionamento do GPS, sincronização de dados e luminosidade da tela.


Sob cada um desses ícones existe uma barra que indica se o serviço está ou não ativado.  Esses ícones funcionam como acesso rápido a configuração que examinaremos, em detalhes, em uma oportunidade futura. 

Cabe ressaltar que alguns desses botões não estarão ativos se o hardware referente não existir, como pode-se observar no item bluetooth que não é nativo nesse equipamento.
  
Setor superior
Neste setor identificamos da esquerda para a direita: 


  • ícone da casa (home) – ao ser acionado retorna à área de trabalho principal a qualquer momento.
  • ícone da seta para baixo – depois de acionado mostrará uma barra na região à esquerda da tela com  todos os aplicativos que estiverem funcionando, no momento.  Ao acionar cada um dos ícones presentes, teremos acesso rápido ao aplicativo em questão.  Caso o ícone do aplicativo seja mantido pressionado surgirá no topo da barra a indicação kill fechará o aplicativo.  Para fechar a barra, basta pressionar uma região vazia da tela.
  • ícone indicativo de funcionamento da rede wifi
  • ícone indicativo de funcionamento de rede local
  • ícone indicativo do nível de carga da bateria
  • relógio
  • ícone do cadeado – ao acionar esse ícone o sistema será bloqueado, sendo necessário realizar o procedimento de desbloqueio já descrito acima.
  • Aumentar o som
  • Diminuir o som
  • Volta uma ação
  • Menu auxiliar – aqui um dos botões mais importantes.  Ao ser acionado abre um menu auxiliar referente ao aplicativo que estiver sendo atualizado no momento, inclusive da área de trabalho.  Recomendo fortemente que esse ícone seja explorado em todas as situações que você tiver durante a utilização do tablet.

Setor direito

  • Navegador de internet
  • Gerenciador de aplicativos
  • Configurações

Setor central

A parte central da tela do equipamento ou área de trabalho principal é onde se visualizam os programas em funcionamento.  É nesta área que se localizam os ícones dos atalhos para os principais aplicativos.
Pode-se observar um relógio, uma barra de pesquisas entre outros recursos.
Nos cantos inferior direito e esquerdo pode-se notar a existência de dois pequenos pontos brancos em cada um dos lados  que ao serem pressionados levam a outra área de trabalho que totalizam cinco áreas de poderão ser customizadas.
Aqui cabe uma observação, todos os ícones podem ser acrescentados ou retirados de acordo com o desejo do usuário adequando as suas necessidades.