terça-feira, 10 de abril de 2012

As várias faces do icosaedro 2 - A resposta



Eu gosto do Pretto como guru... ele inspira... ele questiona... ele desafia... e isso é fundamental para o nosso país tão acostumado a copiar, e mal, as coisas lá de fora.


Eu já passei, tem alguns anos dos 50 ... eu nem acreditava que chegaria neles... e ando meio de saco cheio de tantas idéias sem que isso seja acompanhado de uma proposta pé no chão ( nesse ponto eu mantenho a minha coerência ou teimosia seja lá como se queira denominar a minha atitude ). 

Concordo em gênero, número e grau que deve-se dar acesso, ao professor, às ferramentas tecnológicas, mas sou totalmente contra que o MEC faça uma licitação para a compra de “trucentos tablets” ( da Positivo... e aposto com quem quiser que serão esses os comprados ) para os professores reclamarem que isso está sendo imposto a eles.  Acho sim que deveria ser aberta uma linha de crédito para que o professor possa adquirir até dois tablets, ou netbooks, ou notebooks ou quem sabe até desktop sem juros dividido em 36 meses descontado em folha, negociado com várias empresas a preço de fábrica e sem intermediários ( aí pode ser até da Positivo ) o que daria um valor aproximado de R$ 20 (isso mesmo vinte reais por mês) Façam os cálculos 20 X 36 são 720 isso atende aos principais equipamentos à preço de fábrica.

Não adianta nada, ou muito pouco, se você tem computador e não tem acesso à Internet... então, vamos ao mesmo raciocínio... ou se vai disponibilizar internet para todos os professores ou então pouco adianta... uma internet de qualidade razoável, pelo menos 1 Mbs, e não pode custar mais do que 5 (cinco reais) eu diria até que o ideal é ter áreas digitais... coloca a internet na escola e abre o wifi para todos que alcançarem, professores, alunos, vizinhos.  Alguns poderão criticar que assim a internet vai ficar lenta para a escola ou para o professor... ok então... vamos liberar a internet só quando a escola está fechada... (... se bem que acho isso bobagem... pois se tem demanda é porque está sendo usada... e isso é o que importa... é um absurdo os governos pagarem uma fortuna às Ois da vida para 70% do tempo não ser usada.  Falo por experiência própria a escola só usa internet das 7 as 17 de segunda à sexta faça as contas de novo  24h X 7 dias = 168 horas  de disponibilidade contra 10 horas X 5 dias = 50 horas de uso resultado... 70,24% de não uso !!!  Eu e a minha mania horrorosa de fazer conta... culpa da minha professora da EP ( escola pública ) Maria do Carmo que me ensinou a fazer isso...

O dia que eu for diretor de uma escola... deus me livre e guarde... eu libero o wifi fora do expediente para o público (provavelmente serei exonerado do cargo).

... continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário