terça-feira, 10 de abril de 2012

As várias faces do icosaedro 4 - O retorno


O Pretto fala em rede e colaboração... mas vamos aqui entre nós... quem vai "perder" tempo em produzir qualquer. coisa que não te dá retorno?

Temos que criar meios para que o professor e sei lá mais quem possa publicar ( tornar público ) suas aulas... seus livros... seus softwares... e seja remunerado..., não pelo fato de fazer, mas pela aceitação do seus produtos.  Vejo essas gráficas virtuais como um excelente exemplo e forma de fazer isso ( você faz, publica... e diz quanto quer ganhar... se alguém comprar você recebe... se ninguém comprar fica o dito pelo não dito ) ... isso serviria para softwares também e, talvez., para kits de ciências e de matemática tudo sob demanda.  O governo criaria os suportes e deixa a coisa andar.  Quem sabe as universidades até produziriam coisas interessantes e disponibilizaria... se lembra do EDUCOM ... o principal pecado foi que levou tanto tempo para ser produzido e nunca foi distribuído e nunca foi atualizado... perdeu o bonde tecnológico...os MSXs sumiram antes dos softwares chegarem ao público... tinham coisas ruins na concepção... mas tinha uns 20% interessantes.  Por favor não me venha falar de trabalho acadêmico naquele caso.

Ainda sobre a publicação é necessário que se desburocratize o processo... Nossa! É tanta taxa, formulário e coisas para fazer que a maioria desiste.  Veja só o meu caso... eu tenho os manuais do GCompris prontos... e resolvi publicá-los em uma editora virtual... tem que:  1) depositar no escritório de direitos autorais - Biblioteca Nacional  2) criar a ficha catalográfica - Câmara Brasileira do Livro  3) Tem que conseguir o ISBN - outro setor da Biblioteca Nacional.  Tudo isso com taxas... formulários... e cópias do livro ( em papel... acredite em PAPEL )...  que tal se isso fosse automático... vc. manda o livro pra editora e o resto acontece já que as informações são as mesmas, as cópias são as mesmas.  Sobre as taxas, que tal descontar alguns centavos de cada livro adquirido e pronto quando  e  se esses forem adquiridos.

Vocês sabem que estou traduzindo uma ferramenta para criar ambientes virtuais, desenvolvido por uma universidade espanhola, sabendo que o material produzido pode ser integrado ao MOODLE, pode ser usado também independente de qualquer outro programa e, pasmem... em qualquer sistema operacional... Windows... Apple... Linux... Andróide (que não deixa de ser um tipo de Linux)... tudo isso porque ele foi desenvolvido em JAVA...  e, claro, vou escrever o manual... e mais um livro de como desenvolver ambientes virtuais e como usar eles no ensino... se não render nada pelo menos renderá o meu prazer de escrever...

Bom... isso é só para começar o papo... teria mais um monte de horas a falar... mas já estou cansado e vocês  também, com certeza...

LEIAM TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário